Inovação Negócios/gestão

Enfrente a crise! Erga-se muito mais forte no pós-crise.

Como efeito da pandemia, estamos passando por uma crise econômica, social e de saúde sem precedentes. A necessidade de quarentena e distanciamento social decretado pelo governo afeta a economia de forma esmagadora e, portanto, precisamos nos adaptar e nos resguardar para estamos pronto para voltar a vender quando esse momento acabar.

Para começar, preciso deixar claro algumas coisas:

  1. As vendas vão cair;
  2. A crise afetará a TODOS (pessoas e setores);
  3. A pandemia é seríssima, mas é temporária;

Não há como mudar a crise que está batendo na porta, mas podemos ajustar as pontas para que a operação fique mais forte quando a crise passar. Não será fácil ou simples, mas é de grande importância que você utilize bem de sua expertise do seu negócio para que você possa encontrar e resolver gargalos burocráticos em sua loja, otimizar processos, estudar outros meios de agir, analisar números, enxugar custos dispensáveis, entender de onde vem sua melhor receita.

Listarei abaixo alguns pontos importantes para que você absorva o que for de relevante para seu negócio, adapte o que fizer algum sentido ou ignore o que não se encaixa.

1 – Não é tempo de novas vendas: tenha foco nos seus clientes e contatos de base

As pessoas que já são seus clientes ou que já demonstraram interesse são o maior valor do seu negócio, principalmente em tempos de crise.

A demanda de novos clientes vai diminuir drasticamente, portanto, só te resta cultivar os já existentes. A necessidade de quem deixou um contato de interesse mas ainda não comprou, pode querer comprar daqui a um ou dois meses, quando a crise amenizar.

Valorize seus leads!

Crie um processo de relacionamento com eles – tanto clientes quanto leads -, para que quando estejam em momento de compra lembrem de você para fechar negócio (ou façam novas compras).

2 – Tenha produtos ou serviços complementares

Nesses tempos de crise, as pessoas procurarão evitar ter compras de valores altos. Mas você pode aproveitar sua base de clientes para oferecer produtos e serviços complementares para gerar renda.

Seja criativo, mas para lojas de veículos, aproveite seu nicho de negócio e procure ofertar serviços de oficina, lavagem, etc.

3 – Seja visto!

Invista em exibir sua marca! Movimente suas redes sociais. Não deixe os clientes esquecerem de sua marca. Isso não requer desembolso de dinheiro. Você mesmo pode publicar boas fotos do seu estoque, demonstrar empatia nas redes sociais e compartilhar conteúdo relevante.

Quando o momento de compra chegar, as pessoas vão procurar as empresas que se identificam mais, portanto, seja visto para ser lembrado.

Importante: SEMPRE insira seu site e WhatsApp em suas publicações!

4 – Não deixe de trabalhar: você não precisa de um local físico para manter contato

Nesse momento, a internet se torna fundamental para que as pessoas encontrem o que procuram. Então, é de grande importância que sua loja mantenha seus contatos atualizados no site, no google e em todas as redes sociais. O estoque no site da loja também deve estar sempre atualizado.

Disponibilize e realize atendimentos via WhatsApp, Facebook e Instagram. Não deixe as pessoas sem respostas. Envie novas fotos, faça uma ligação ao vivo e mostre seu estoque, mostre detalhes específicos do veículo de interesse e agende uma visita dentro dos regulamentos e horários estabelecidos na sua cidade ou vá até o seu cliente.

Pode não ser o momento de compra dela, mas o intuito é essa pessoa se sentir tão bem atendida que queira voltar em outro momento para finalizar a compra.

5 – Eleve seu atendimento a um novo nível

Pra quem é nosso cliente sabe que nós focamos fortemente em treinar os usuários do sistema e passar sempre as melhores práticas de como atender via internet. A crise atual vai forçar todos a seguirem essas práticas para poder se manter no mercado.

As empresas que não adotarem novas práticas, mesmo pós-crise, sentirão uma enorme dificuldade, pois os clientes terão percebido que há um modelo de compra de veículos online que várias lojas já realizam e é muito mais cômodo.

Otimize o seu tempo e o da sua equipe de vendas e incentive-os a realizar cursos de atendimento e venda online, a pesquisar por ferramentas para otimizar o relacionamento com o cliente, buscar melhores meios de aparecer nas redes sociais.

É tempo de adaptação e otimização do seu negócio! Supere essa fase que vamos emergir muito mais fortes pós-crise.

Estamos aqui pra ajudar! Entre em contato com nosso atendimento caso queira testar alguma ideia, pedir opinião, desabafar sobre seu negócio ou para saber o que outras empresas estão realizando para melhorar os serviços.

Danilo Carlos

CEO da Lua4

VOLTAR

Você também pode gostar...