Atendimento Credibilidade Informação Lua4AutoBlog Negócios/gestão

Inteligência Emocional e Comunicação para vender MAIS e MELHOR

Regina Stefan é professora de graduação, pós-graduação e MBA, mestre em administração. Consultora organizacional e de carreira, ela conversou, diretamente de Goiânia, com Marcus Breno, do marketing do Lua4Auto sobre o panorama profissional e a importância da comunicação e das habilidades no ambiente digital para vender MAIS e MELHOR.

Além das habilidades técnicas que possuímos, a inteligência emocional se torna bastante importante para cativar cada vez mais espaço. A comunicação assertiva e as competências emocionais são vistas como diferenciais, que são essenciais no processo de compra. Regina ressalta que no mundo pós-pandemia, surgiu a necessidade da empatia e da humanização nas vendas, necessário para o profissional estar no ambiente digital, mas com sua inteligência emocional bem trabalhada.

Após a pandemia, o cenário mercadológico mudou. Regina pontua que entender, estudar e aplicar conhecimentos nas vendas, requer o que ela chama de “tomar um chá” – iniciais para Conhecimento, Habilidades e Atitudes. A característica do vendedor hoje precisa ser encorajado por essas três palavras, o que dará novas perspectivas na relação com o cliente. Ela afirma que habilidades técnicas te colocam no mercado, mas a falta de habilidade humana te tira. Por isso é importante ter inteligência emocional.

A área de vendas, independente de você estar vendendo um produto ou o seu negócio, precisa estar conectado e com vendedores afiados. “O empresário, as pessoas que estão querendo buscar o mercado, ou até contratar funcionários para suas áreas, há uma necessidade hoje de perceber pessoas que são acolhedoras, são pessoas que gostam de conversar”, conta Regina, se referindo ao perfil de profissionais que trabalham com vendas.

A conexão humana e a habilidade de se comunicar estão cada vez mais valorizadas. Regina conta que a criação de ambientes de trabalho felizes e a valorização dos colaboradores, são práticas mais comuns, que visam não apenas a produtividade, mas também o bem-estar.

Uma das palavras mais utilizadas nos últimos anos, “Resiliência“ é vista como habilidade fundamental para lidar com os desafios de trabalho, sobretudo depois da pandemia. Sobre esse assunto, Regina inteira com pontos que hoje são tidos como preocupantes, como o esgotamento físico, mental e emocional, que devem ser trabalhados para promover um ambiente profissional saudável.

Veja a conversa completa entre Regina Stefan e Marcus Breno:

Você também pode gostar...