Marketing Digital Negócios/gestão

TEXTO INBOX: Por que você não deve adotar essa prática?

Bastante comum entre as lojas que vendem seus produtos ou serviços online, o preço inbox ganhou força nos últimos anos devido ao que algumas pessoas chamam de praticidade e personalização. Ao adotar essa prática, diversos lojistas alegam que haverá aumento da interação com a conta do seu negócio para gerar mais expectativa e estimular a curiosidade do consumidor em buscar o preço do produto, o que é um erro, já que é bem pelo contrário.

Antes de mais nada, adotar o preço inbox é crime previsto pelo Código do Consumidor (CDC) em seu artigo 66, que diz, entre outras coisas, que a omissão de informações relevantes à característica, natureza, qualidade, quantidade de um produto, pode gerar detenção de três meses a um ano de multa por ferir o acesso do indivíduo. As empresas que não cumprirem as ordens estabelecidas, ainda estarão sujeitas a inutilização do produto, apreensão do item, suspensão temporária das atividades da loja, entre outros.

Confira o que diz Marcus Breno, especialista do time de marketing da Lua4:

https://www.instagram.com/p/Crjvg36P3zd/

O consumidor possui direito de receber informações claras e corretas. Isso significa dizer que o valor dos produtos precisam ser passados de maneira que não haja esforço para o interessado perguntar quanto custa o que seu negócio vende. Por isso apresentar seu preço somente por inbox, é visto como uma prática abusiva e desrespeitosa que até pode gerar um desinteresse por parte desses.

De acordo com a Lei nº 10.962/2004 apresentar o valor de um produto somente por mensagem privada é uma prática ilegal. Portanto, nenhuma empresa pode dificultar ou ocultar o acesso do cliente ao preço de um item. A mesma lei ainda fala sobre valores em comércio físico e diz que caso não haja preço no produto, o consumidor poderá pagar pelo valor que está mais próximo a ele. Ou seja, se seu cliente estiver por dentro das legislações, ele poderá sair com seu produto mais caro por um preço mais em conta.

Com relação à prática e conhecendo os seus argumentos válidos e as dores de quem compra, a Lua4auto preza sempre pela transparência e dispõe de informações precisas para estimular seus clientes a fazerem o mesmo. Clareza, precisão, veracidade, adequação, necessidade e ostensividade são pilares que devem assegurar seu negócio para agir conforme o que dita a lei, não perder tempo com conversas via inbox e ser uma referência no setor com relação ao que é ditado pela legislação.

Redação: Frank Maia

Você também pode gostar...