Credibilidade Lua4AutoBlog Marketing Digital Relacionamento Vendas

Comunicação não é o que você fala, é o que o outro entende

O Lua4Auto Blog recebeu o time da Ratts Ratis para um conversa esclarecedora sobre comunicação, marketing, publicidade, vendas e redes sociais. Camila Guida, João Victor e Eduardo Albuquerque conversaram com Marcus Breno, do Marketing do Lua4Auto sobre estratégias para vender MAIS e MELHOR.

Ninguém mais indicado para entender de comunicação do que uma equipe de publicitários. A agência Ratts Ratis, que já celebra 23 anos de história, recentemente mudou de sede na cidade de Natal. Essa transição foi amplamente divulgada nas redes sociais, utilizando suspense para gerar curiosidade e engajamento. A empresa sabe trabalhar seu marketing e envolve seu público de maneira a abraçar suas ideias. O mesmo vale para seus clientes, ao ligar a seta de uma boa estratégia nas mídias digitais e não digitais para conquistar público.

A Ratts defende que toda empresa precisa de um posicionamento e uma linha de comunicação para não se perder e não confundir o cliente. Transmitir uma mensagem forte e clara é fundamental. “Comunicação não é o que você fala, é o que o outro entende”, de acordo com João Victor, esse é o mantra da Ratts. O entendimento é essencial para construir a imagem que não apenas atraia, mas que gere sucesso para a empresa. Nisso, a agência desempenha um papel fundamental para elaborar estratégias que atinjam o público-alvo dos seus clientes com eficácia.

Para a equipe da Ratts, possuir estratégias de mídias no mundo digital e fora dele é importante, já que ambas se complementam. Mídias tradicionais, como panfletos e cartões de visitas, ainda são relevantes e dão suporte ao digital. Portanto, padronizar a maneira de se comunicar e traçar um storytelling é crucial nesta etapa, conforme enfatiza Camila. “Storytelling é quando a campanha, planejamento, tem o início, meio e fim, digamos assim, sabe? Tudo bem amarradinha. A sua estratégia está ali dentro, o seu posicionamento tá ali dentro, a sua solução pra dor do seu cliente tá ali dentro pra você amarrar”, diz Camila. “É você saber construir uma narrativa e contar uma boa história para o seu cliente. [Pra] no final das contas ele saber quem é você, o que é que você faz”, completa João Victor.

No cenário digital, o conteúdo precisa ser dinâmico. Os primeiros segundos é que vão ditar a atenção do cliente em meio à intensa competição das mídias online. No Instagram, por exemplo, a equipe da Ratts estipula que os 3 segundos iniciais de um reels é que dita se aquele conteúdo vai ser interessante para alguém ou se merece um “arrasta para cima”.

A informação hoje em dia é ouro. Portanto, ela deve ser acompanhada de boas estratégias que engajem e mostrem o diferencial que uma loja tem a oferecer. É vital que a comunicação nas redes sociais seja uniforme e clara. Porém isso não significa que as mídias offline merecem desatenção. Os clientes valorizam a praticidade e não querem perder tempo. Seja qual for o tipo de mídia utilizado para atraí-lo. A comunicação deve ser rápida e assertiva, nada de esconder informações que podem ser o ponto chave para a concretização de uma venda. O cliente gosta de praticidade.

Você também pode gostar...