Empresário renomado, palestrante inspirador, mentor e especialista em vendas, gestão e liderança, além de um visionário do mercado automotivo, Luiz Oliveira foi o mais recente convidado do Lua4Auto Blog. Diretamente de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, Luiz conversou com Marcus Breno do marketing do Lua4Auto sobre mercado, liderança, ferramentas e outras estratégias para elevar vendas.
Luiz possui uma visão diferenciada sobre o mercado de autos e acredita que não compartilhá-la é egoísmo. Por isso, seu foco hoje é ajudar na transformação do mercado e multiplicar suas estratégias autorais, criando um impacto positivo. Ele vê a partilha de conhecimento como uma forma de equilibrar a balança da vida e contribuir para o crescimento de todos no setor. Para o empresário, o principal ponto é priorizar o cliente, se adaptar a ele, sua experiência na loja e ao valor que pode ser agregado pós-compra.
Especialista em gestão e liderança, ele revelou detalhes da atuação em sua loja, a Luiz Intermediações. Uma cafeteria francesa, um lustre sofisticado e até um tapete vermelho são usados como decoração para elevar a compra a um patamar mais elevado e proporcionar um ambiente mais acolhedor. Acompanhando toda a jornada desde a pré, venda e a pós-venda, Luiz conta que cerca de 70% do valor de entrega para o cliente, vem após a realização da compra.
Em suas palestras, Luiz compartilhou sua visão sobre a importância e a qualidade do serviço no mercado automotivo. “O melhor do profissional do automóvel é o serviço. Não é o produto em si, é claro que você tem que entregar um produto decente. Vamos colocar assim: não é a atração de clientes, o marketing, essa série de itens. Tudo isso acontece quando você faz um serviço de qualidade, inclusive de conseguir entender e conseguir, de verdade, entregar pro seu cliente aquilo que ele busca e procura”, conta.
Na visão do profissional, o mercado está mais preocupado em aparentar força do que realmente ser forte. Ele diz que a segurança na fala e a maneira de se comunicar trazem conforto para o cliente. “O que faz vender é o vendedor. Você precisa amar seu cliente e se adequar ao comportamento dele”, revela.
Para Luiz, a importância da intermediação no mercado automotivo é essencial para criar e manter a liberdade financeira do cliente. Ele alerta que lojistas que se apegam ao orgulho podem evitar o crescimento de suas empresas. “A partir do momento em que você não lidera, na melhor das opções você é o segundo lugar. Então onde é que eu estou querendo chegar com isso? Se você participar de algo que todo mundo está fazendo, você está no bolo, você é mais um na multidão. Mas a partir do momento que você decidir ter que levantar uma bandeira sua, plena, decidida e com clareza de propósito nisso, pode ficar tranquilo que as pessoas vão começar a vir atrás”, diz ele, incentivando os profissionais a inovarem.
Na sua loja, o empresário implementou uma série de estratégias inovadoras. Cada entrega de veículo, por exemplo, é acompanhada de um brinde personalizado realizado de forma especial: em entrevistas, onde o cliente até se prepara para ir buscar o carro e aparecer no vídeo. Muitas dessas entregas são fechadas em vendas através do CRM, ferramenta que ele enfatiza como essencial aos lojistas do segmento, chegando a comparar que não possuir um, é “comentar um dos maiores crimes no mercado automotivo”, que é o abandono de clientes. “Quando você abandona o cliente, quando você abandona as pessoas que estão te esperando, estão aguardando pagar, você está comentando algo gravíssimo contra o seu sucesso. CRM é algo fundamental de uma empresa”, alerta. “Se você não tem um CRM, você não tem como metrificar nada que está acontecendo na sua empresa“, completa.
Ser um vendedor imbatível requer estratégias eficazes e um compromisso constante com a inovação e o atendimento ao cliente. Essa foi a principal lição registrada por Luiz.