Credibilidade Pessoas pós-venda Vendas

Dicas Lua4Auto para lidar com clientes insatisfeitos

Atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação com um cliente que poderia ser evitada. Pois é, basta um pequeno descuido para aquele consumidor da sua loja ter um motivo para não possuir a mesma visão que tinha antes, o que pode encaminhá-lo para ser o tão temido CLIENTE INSATISFEITO.

A regra é clara: É difícil agradar a todos. Lidar com clientes insatisfeitos é desafiador, mas é um desafio que vale a pena encarar para manter a reputação do seu negócio intacta. É por isso que o Lua4Auto traz três dicas para você fugir dessa situação e não deixar que seu consumidor se afaste da sua loja.

Antes de tudo, é válido apontar qual o motivo de insatisfação do cliente. Ouvi-lo atentamente demonstra preocupação com ele e com a situação que o levou ali. A insatisfação não é amiga de vendas, ela pode prejudicar, e muito, o seu crescimento empresarial. Portanto, é importante estar sempre atento a comportamentos avulsos e distantes, já que é um tipo de fuga para longe do seu produto e do seu negócio.

Se errou, peça desculpas e ofereça um agrado. Nada mais conquista um cliente do que o reconhecimento. Isso faz ele entender que é importante para você. Se um brinde estiver junto, melhor ainda! Ele cativa e encanta. Caso não tenha essa possibilidade, ofereça um desconto, um reembolso ou algo que ele goste. Admitir um erro e oferecer uma compensação, pode ser uma maneira poderosa de reconquistar a confiança de um cliente insatisfeito, além de mostrar que você valoriza o relacionamento.

Maior do que enfrentar um problema que cause insatisfação, é mapeá-lo para prever antes que possa acontecer. Não é fácil, mas isso pode ser útil a longo prazo. Medidas como treinar a equipe e estar preparado para lidar com situações diversas, evita confrontos, mantém o profissionalismo e a reputação da sua empresa intacta.

Enfrentar um cliente insatisfeito não é o desejo de um empreendimento, mas é impossível não passar por isso pelo menos uma vez. Assim, é bom encarar essa situação, aprender com ela e levá-la como oportunidade para melhorar. Estabelecer limites, ouvir o cliente e buscar soluções, são ações que podem ajudar a transformar uma experiência negativa.

Redação Lua4Auto

Você também pode gostar...