O Lua4Auto Blog trouxe esta semana um personagem da casa. Thiago Galhardo, diretor comercial, conversou com Marcus Breno do marketing sobre sua notável carreira no segmento automotivo até sua posição na Lua4 hoje e os produtos Lua4Auto, essenciais para os lojistas que querem vender MAIS e MELHOR.
O atendimento consultivo é uma característica da Lua4Auto herdada de Thiago que a utiliza ou desde o início da sua carreira como vendedor de veículos em uma loja no Recife. Daí pra frente, abraçou o mercado digital, onde viu oportunidade, e sempre se destacou por suas habilidades de comunicação utilizando a elaboração de vídeos como ferramenta de vendas, o que atraiu a atenção de diversas empresas no e o levou a vender veículos premium. Seu sucesso foi tão grande que chamou a atenção da Webmotors, classificado de veículos já extinto na região Nordeste.
Hoje, Thiago é um verdadeiro especialista no mercado digital. Em suas consultorias, ele analisa as necessidades de cada cliente e apresenta as melhores soluções, deixando claro que explorar essa área é fundamental para conseguir maior alcance. Assim como o Lua4Auto, que tem se empenhado em ajudar essas empresas a entrar no mundo digital, inclusive criando sites próprios, embora a transição para muitos ainda seja lenta, já que diversos lojistas ainda são resistentes a mudanças.
Carro-chefe do Lua4Auto, o CRM não podia ficar de fora desse papo. Esse foi um ponto levantado por Thiago ao revelar que diversos lojistas se asseguram em utilizar o WhatsApp como ferramenta para armazenar informações dos seus clientes. “Impressionante como a gente visita lojas e eles dizem que não precisam de CRM porque tá tudo no WhatsApp. O WhatsApp não é CRM. Ele é um meio de comunicação. Todos os segmentos precisam de um CRM. Todo segmento da área comercial que quer vender um serviço ou um produto, precisa de um CRM”, diz. Todos os segmentos comerciais que desejam vender um serviço ou produto, precisam de um CRM para gerenciar seus clientes. É ele quem armazena aquelas pessoas que entraram na sua loja e conta o motivo para esse contato. “Isso [o CRM] faz justamente com que a empresa venda mais e melhor. Não é a Lua4 que vai vender. É a empresa ali, a loja, os consultores de venda, gerente, enfim, diretor, que vai vender. Então, o sistema é justamente pra você gerenciar e não se perder”.
Com o CRM ativo, leads chegando e precisando de tratamento, um setor próprio com foco somente nesta área, se faz necessário. Daí surge a pré-venda que tem se tornado cada vez mais importante, com diversos empresários já reconhecendo sua importância. Para explicar a situação, Thiago utiliza uma analogia ligada ao futebol, “10 a 20% dos clientes que mandam mensagem pra loja, ele compra o carro com uma semana e os 80% e 90% compram com mais de uma semana. Então você tem que ficar tratando, tratando. O consultor de vendas que tá ali na frente no ataque, ele não vai focar nisso, porque ele precisa tratar quem é quente. Ele vai fazer o gol. Então precisa, talvez, ter aquela pessoa no meio de campo, conhecido como SDR”, conta.
O mercado automotivo é peculiar. Está presente nele é fazer utilização de todas as ferramentas que há disponíveis, seja pra captar clientes ou usar tráfegos para vender mais. Deixar leads sem tratamento é perder vendas. Seja quente, morno ou frio, cada lead possui um papel na empresa e em algum momento pode fechar negócio. A tomada de decisão para a compra pode demorar para algumas pessas e muitas empresas não sabem lidar com essa situação. Não se pode apenas se apegar aos novos clientes, mas também contatar clientes passados que já compraram antes. Com o Lua4Auto, o lojista tem treinamento, suporte e orientação para gerenciar seu banco de leads.
Se ainda resta dúvidas da importância de um CRM para o seu negócio, a Lua4 te convida para tomar um café, te escutar, ver o que você precisa e te apresenta as soluções.
Redação: Frank Maia